Poesia, corpo e rede na obra de Lenora de Barros

O artigo discute a poesia e o corpo como principais materiais na obra de Lenora de Barros, refletindo sobre como a certa altura sua produção se aproxima das práticas de autorrepresentação na cultura em rede. A partir da análise de poemas como Homenagem a George Segal e Poema, o texto reflete sobre a inserção da obra da artista… Continue reading Poesia, corpo e rede na obra de Lenora de Barros

Diálogos entre a arquitetura da informação e os primórdios da visualizaçãode dados

O artigo discute as proximidades entre os conceitos de visualizaçãocientífica e arquitetura da informação, entendidos como precursores da visualização de dados em sua configuração contemporânea. Recorrendo aos autores que balizam a área, procura formular um diálogo entre a visualização de dados e a arte, considerada como campo de possibilidades não exploradas para a tangibilização de… Continue reading Diálogos entre a arquitetura da informação e os primórdios da visualizaçãode dados

O pensamento de Arlindo Machado e uma genealogia das artes do vídeo no Brasil

A obra de Arlindo Machado estabelece o principal campo de leitura das artes do vídeo no Brasil. Em especial em dois artigos, A experiência do vídeo no Brasil e As linhas de força do vídeo brasileiro, Machado traça um panorama – que ele mesmo sinaliza ser incompleto – da produção videográfica no país. Este artigo… Continue reading O pensamento de Arlindo Machado e uma genealogia das artes do vídeo no Brasil

A quarta parede

No livro Face and Mask, Hans Belting localiza o surgimento de um tipo de teatro voltado para a ilusão, que vai predominar por séculos, até o surgimento do teatro épico e do teatro pós-dramático: "Em seu tratado sobre técnica do teatro (publicado em 1657) o Abade D'Aubignac afirma que o principal objetivo do teatro é… Continue reading A quarta parede