cronologia

1910 Prometheus, a poem of fire Alexander Scriabin
In February 2010, Anna Gawboy, a doctoral candidate at the Yale School of Music and scholar of Russian composer Alexander Scriabin, attempted to realize the composer’s final work: a symphony of sound and light called “Prometheus: Poem of Fire”. To accomplish this, Anna worked closely with Toshiyuki Shimada, conductor of the Yale Symphony Orchestra, and Justin Townsend, an award-winning lighting designer. Anna and Justin spent a year developing ideas and preparing for the performance, but a majority of the lighting work was done just days before the concert. This documentary covers the events of that week and the performance itself.
see on YouTube

1922 Les Tableux Telephoniques Laszlo Moholy-Nagy

1922 O teatro da experiência Flávio de Carvalho, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros
“Em 1922, com um grupo de valentes, procedemos a uma revolucionária revisão de valores. Em 1934, entraremos no período das execuções sumárias. Flávio começa pelo teatro. A mocidade concluirá o resto”. (Menotti Del Picchia, 1933)

O Teatro de Experiência nasce em decorrência do debate traçado entre Flávio de Carvalho, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald Sampaio, entre outros, em torno das idéias de renovação das artes cênicas no Brasil.
A cidade do Homem Nu (catálogo de Flavio de Carvalho no MAM)

1931 Clavilux Thomas Wilfred

1931 Limite Mario Peixoto

1931 Experiência # 2 Flávio de Carvalho
Numa tarde nublada de Domingo, em 7 de junho de 1931, na Rua São Bento, Flávio de Carvalho entraria com barulho na lista dos subversivos e malditos da São Paulo católica. É que em plena procissão de Corpus Christi, pôs-se a caminhar no contra-fluxo dos fiéis, com um nada discreto chapéu verde musgo na cabeça. Naqueles tempos, as normas que conferiam um comportamento bem educado, ao serem infringidas, principalmente no que tange o respeito à religião, eram levadas muito mais à ferro e fogo do que atualmente. Tanto que o comportamento do nosso artista culminou num tumulto generalizado. Flávio escapou de um linchamento graças à intervenção da polícia. Denominou o acontecimento como Experiência n º 2, relatando-o num livro com o mesmo nome. A idéia da experiência teria surgido no momento em que se deparara com a procissão; ocorreu-lhe que poderia ali fazer uma análise da psicologia das massas.
Arte dos Séculos XX / XXI: visitando o MAC na web
Flavio de Carvalho: a revolução Modernista no Brasil @ CCBB

1938? War of the Worlds Orson Welles

1957 TV Broadcast of 1956’s Experience #3 Flavio de Carvalho
After his return to Brazil in the beginning of 1957, Carvalho appeared on an evening TV talk show hosted by actor Paulo Autran [10]. For the show, broadcast live from Carvalho’s studio [11], the artist wore his summer outfit (Fig. 3a). On this occasion, he remarked on the progress of his research in a manner that showed his unique sense of humor. In 1958 the artist designed and produced a printed card (Fig. 3b) with sketches and diagrams of the summer outfit. The card was designed to disseminate the concept of the summer outfit that, he claimed, had not been fully grasped. In view of the wide repercussions of his endeavor, in a 1963 lecture Carvalho announced his intention to write a book featuring his analysis of reactions he provoked. “One day I intend to write a book on my experience with fashion, including the emotional impact it caused on the Brazilian nation, based on the newspaper clippings I have; I plan to classify them and write a book I will call Experience #3”.
Arte-veículo: invenções na mídia de massa brasileira, por Ana Maria Maia

1959 Lumiéres Julien Le Parc

1966 Cut Ups William Burroughs

1964 Aparelho Cinecromático Abraham Palatinik

1967 EPI / Andy Warhol e Velvet Underground link

1969 O helicóptero Wesley Duke Lee

1970 Artur Barrio  Com dez rolos de papel higiênico e a participação de pessoas que se encontravam no Parque lage, no Rio de Janeiro, Artur Barrio desenvolve “um processo de interligação, de cortes no espaço e, consequentemente, a criação de novos espaços”

A Seguir, na Segunda parte de sua situação T/T, Barrio Coloca Barrio Coloca Barrio coloca catorze trouxa ensanguentadas contendo carne, ossos e restos de comida nas margen de um rio/esgoto em Belo Horizonte, provocando a atenção do público, da polícia e dos bombeiros no local.

 Na terceira parte da Situação T/T,1 Artur Barrio, sessenta rolos de papel higiênico são espalhados nas pedras da margem do rio Arrudas, em Belo Horizonte.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Janeiro de 1970 Frederico Morais  Em Organizados pelo crítico de arte Frederico Morais, os Domingos de Criação São Realizados entre janeiro e agosto de 1971 np espaço externo do Museu de arte Moderna do Rio de Janeiro. Contando com a doação de materiais feitos por indústrias da cidade, foram realizados seis encontros: Um domingo de Papel, O Terceiro do Domingo, O Domingo Terra a Terra, o Som do Domingo e O Corpo e Corpo do Domingo.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Junho de 1970 alunos da UGRGS, sob a orientação do artista  Julio Plaza.  Um grupo de alunos da UGRGS, sob a orientação do artista Julio Plaza, Realiza várias propostas criativas, incluindo trabalhos de documentação de ações e processos realizados em Porto Alegre – entre elas, a de 1500 balões multicoloridos soltos no parque Farroupilha, os quais sumiram em 2 minutos. 

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Outubro de 1970 artistas e estudantes de artes, jornalismo e arquitetura.  Durante o III encontro de Arte Moderna de Curitiba, o canteiro de obras da futura Rodoferroviária num laboratório experimental de criatividade. O Evento teve a participação de artistas e estudantes de artes, jornalismo e arquitetura na criação de objetos e proposições ambientais efêmeras.    

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1972 Claudio Tozzi  O Artista Claudio Tozzi Pinta  uma Zebra num painel medindo 8 x 8 m, instalando na lateral de um prédio na praça da República, em Sã Paulo. O trabalho foi encomendado pelo médico e colecionador de arte  Miltm Guper, dono do edifício.
Waly Salomão cria o poema visual “Alfa Alfavela Ville”, um “babilaque” confeccionado em madeira. As Letras, com 140 x 75 cm, fizeram parte de uma performance coletiva  com jovens artistas na praia de Copacabana, fotografada por Ivan Cardoso para A revista Naviouca.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1973 Palo Bruscky  Em Arte/pare,Palo Bruscky interrompeu temporariamente o trânsito de veículos e pedestres com uma fita de cetim vermelho, estendida na ponte Boa Vista, no Recife, com o objtivo de reinaugurá-la. A intervenção, que durou apenas alguns minutos, foi registrada em super-8 e mostra os pedestres e motoristas atônitos diante a ponte fechada.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1975 Inald Granato  Após atravessar com uma motocicletauma grande folha de papel montada numa moldura, Inald Granato de colou  pedaços de fita-crepe no asfalto em frente ao Museu de Arte Brasileira da Faap, em São Paulo.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1976 Equipe Bruscky & Santiago “Composição Aurorial. Exposição noturna de arte espacial visível a olho nu da cidade de Recife. A Equipe Bruscky & Santiago, Responsável pela ideia, procura pessoa capaz de patrocinar o projeto. A Equipe propõe expor uma aurora tropical artificial colorida, provocada pela excitação dos átomos dos componentes atmosféricos a 100 k de altitude. Os átomos voltarão espontaneamente ao estado natural depois da exposição. A exposição não polui o espaço, não altera o tempo, nem influência a astrologia, é um acontecimento de arte contemporânea. Correspondência para: Equipe Bruscky & Santiago, Caixa Pòstal 850, Recife, Pe, Brasil.” Jornal do Brasil, 24/12/1976.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1977 Powers of Ten 

Março de 1977 Nicolas Vlavianos   Vários jornais publicaram a foto do Monumento a São Paulo, de Nicolas Vlavianos, tendo um vaso sanitário colocado sobre a escultura. O “ultrajante e Vândalo” episódio foi registado pelos diários O estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, em 4/3/1977. 

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Abril de 1977 Arte e pensamento Ecológico   Por Ocasião do evento Arte e pensamento Ecológico, em Curitiba, os outdoors do centro da capital são ocupados com cartazes concientizadores, visando, no dizer de Juarez Machado,”forçar dentre todos uma atitude de preservação da natureza” Veja, n 44913/4/1977.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

 Junho de 1979 O grupo Sanguinovo, que já desenvolvia “a ideia de levar a poesia para as ruas e sair do esquema tradicionalde publicação e veiculação da poesia”, lança o poema do poste: quatro poemas e reproduções de gravuras em metal feitas pelo grupo, afixados nas rual do Centro. Jornal da Tarde, 18/6/1979.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Julho de 1979 3nós3  x-Galeria, 3nós3. Dando início às experiencias de intervenção em espetáculos teatrais, dois membros do Viajou Sem Passaporte invadem o palco durante as apresentações da peça A Vaca surrealista, em uma cadeia do cenário. A cena prossegue com os atores do espetáculo tentando ignorar o fato, até que um deles, nervoso, atira um copo d’água no provocado. inicia-se uma discussão Sobre a crise na relação palco-plateia.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Agosto de 1979 3nós3 Tríptico, 3nós3.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Setembro de 1979 3nós3 imterdição, 3nós3.

Os integrantes do Viajou Sem Passaporte, carregando um tecido de grandes proporções, realizam em frente à agência de uma instituição financeira da época uma versão da propaganda divulgada pela própria empresa, gritando “Caderneta de poupança Haspa!?”.Pessoas dos prédios vizinhos  começam então a atirar moedas para o interior do tecido, rendendo aos integrantes do grupo cinquenta cruzeiros. República,26/9/1979.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Novembro de 1979 3nós3  A categoria básica da comunicação, 3nós3

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Desembro de 1979  VSP, os grupos Gextu, d’Maglelas, Cine-olho e 3NÓs3, entre outros

Por iniciatica do Viajou Sem Passaporte, diversos Grupos, equipe e indivíduos se organizam para a produção de uma ocupação da praça da Sé em 13 de desembro, marcando o  fim dos anos 1970. O evento de Fim de Década propunha “introduzir no cotidiano da cidade uma nova relação entre as pessoas e os instrumentos de criação. Os trabalhos serão feitos na hora e a população terá acesso aos materiasis dessa produção”. Foram montadas treze “bases de ação” com porpostas de cinema, representação, arte postal, papel e tinta, barganha, spray, varal de fotografia, lambe-lambe e esculturas. participaram, além do VSP, os grupos Gextu, d’Maglelas, Cine-olho e 3NÓs3, entre outros. folha de S. Paulo,9/12/1979.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1980 Divina Comédia Brasileira José Roberto Aguilar
3 Óperas de José Roberto Aguilar
e algumas referências da arte conceitual dos anos 1970
Lucila Meirelles

Entrevista histórica com José Roberto Aguilar

Abril de 1980 Ganupe Bahia

O pintor Ganupe Bahia propõe um plano de pintura para “colorir São Paulo nos locais onde o concreto está agredindo a população”. O trabalho teria patrocínio de indústrias privadas e à Prefeitura caberia a manutenção e a limpeza das pinturas. Jornal da Tarde, 22/4/1980.

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Maio de 1980  Matarazzo (“supremalismo”) 3NÓs3.

Intervenção VI, 3NÓs3

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Setembro de 1980 Grupo Sanguinovo

O Grupo Sanguinovo anuncia sua 2ª. Passeata Poética, cujo objetivo é “interferir no marasmo urbano da cidade, estimulando uma artecipação popular e, principalmente, abrir espaço e conquistar corações”. O grupo ainda se propõe “achar uma proposta que seja nova e que surja da prática sem teoria […], tentando fazer poesias que atinjam e que sejam transadas com muito humor”. O Estado de São Paulo, 19/9/1980; e Folha de S.Paulo 29/09/1980

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Outubro de 1980 Grupo Tá na Rua  No Rio de Janeiro, o grupo de teatro Tá na Rua passa a encanar em praças públicas uma forma de teatro “que busca o público, mas recusa o palco dispensa publicidade e não cobra nada”. Veja n.631 8/10/1980

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Outubro de 1980 Clauber Machado   O escultor Clauber Machado Acreditava “ser preciso não ficar apenas nos ambientes fechados de galeria e museus” e assim instala quinze esculturas feitas em vidro e roncos de madeira, representando pássaros em movimento, nos jardins do parque do Ibirapuera. Sobre esse trabalho, a crítica de arte Sheila Leiner escreveu que ” as estruturas espaciais […] abrem caminho para que outros escultores venham expor no espaço aberto, verdadeiramente público do parque”. O estado de S. Paulo, 9/10/1980. 

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

Desembro de 1980  grupo Poetasia O grupo Poetasia lança do alto do edifício Itália, em São Paulo, cerca de “40 mil folhetos poéticos, realizando um dilúvio poético e com ele procurando atingir as pessoas por meio de três poemas do livro quinta estação, editado pelo grupo” Jornal da Tarde 4/12/1980. 

(Fonte:Ramiro, Mario. 3NÓS3 – Intervenções Urbanas. São Paulo: Ubu, 2017).

1982 Projeto Neom Wesley Duke Lee

1986 Europa em Cinco Minutos Éder Santos
“O vídeo investiu, desde o início, no famoso princípio do tempo real, da imagem ao vivo (em estrita sincronia) com seu objeto” (Dubois apud Mello, p. 51)
O início de Europa em Cinco Minutos, de Éder Santos, discute, através do depoimento de um cineasta, as diferenças entre o cinema e o vídeo; alude, assim, ao uso do monitor na filmagem em vídeo como elemento que permite o acesso em tempo real à imagem filmada.

1986 Home of the Brave Laurie Anderson

1994 Poscatidevenum Éder Santos
“A fusão das linguagens do vídeo e da performance está presente em Poscatidevenum – Um Espetáculo de Música e Imagem, apresentada na décida edição do Festival. O diálogo entre elas existe desde meados dos anos 1970, quando do surgimento de ambas. Aqui, a poética visual de Eder Santos une-se ao experimentalismo do percurssionista Paulo Santos e do grupo Uakti. Na grande instalação multimídia, música, dança e vídeo são editados ao vivo. A ideia da opereta nasceu da experência vivida por Paulo Santos durante uma viagem de metrô ao longo da baía de São Francisco, na Califórnia; a opereta é composta por um ato e quatro movimentos, os quais correnpondem a quatro estações de metrô.” (site do Videobrasil)

2011 Palestra de Mario Ramiro sobre ambientes instalativos e performances sonoras

2011 Entrevista com Walter Silveira, na época de sua individual Blackberry Walter link

2013 Mario Ramiro na IV mostra do programa de fotografia do CCSP