anamorfoses

Em Anamorfoses cronotópicas ou a quarta dimansão da imagem, Arlindo Machado define as técnicas clássicas de anamorfose como “deslocamento do ponto-de-vista a partir da qual a imagem é visualizada, sem eliminar, entretanto, a posição anterior, decorrendo aí um desarranjo das relações perspectivas originais”. Ele identifica o fenômeno na cronofotografia de Marrey e considera o Nu descendo a escada, de Duchamp, como um exemplo na pintura. Todavia, o exemplo melhor acabado deste arranjo em que torna-se visível a articulação entre espaço e tempo pelo deslocamento reiterado do ponto-de-vista relativo à uma imagem acontece em The Fourth Dimension, de Zygbniew Ribczysnski (clique para assistir).

Relacionando o tema com o problema da reprodutibilidade e a forma como a críticas das linguagens técnicas o vem reformulando, especialmente a partir do atual foco no som — por muito tempo relegado a segundo plano diante do interesse pela imagem que o predomínio da fotografia e do cinema causaram (a despeito da igual importância do rádio e da indústria fonográfica durante todo o século 20) — é possível referir-se a questão da coincidência visual entre a imagem e os acontecimentos que ela representa.

Para discutir o caráter indexical deste tipo de imagens, é preciso levar em conta que as insuficiências (ou mesmo defeitos) dos equipamentos podem resultar em representações acidentalmente (ou deliberadamente, o que é mais interessante)  deformantes. Este vácuo que sobrepõe realismo e plasticidade sugere um campo de trabalho com imagens que desestabilizam o limite entre figurativo e abstrato, que além disso denuncia o que há de ideológico no pressuposto de que as imagens de matriz fotográficas são realistas. Elas não são um rastro da realidade, mas um rastro do modo com que certos homens pensam certas realidades, numa determinada época.

Outra relação possível é com os processos de latência e lag, que Machado também aponta em seu texto. Isso pode tornar o tema das anamorfoses uma chave importante para pensar os problemas do atraso de transmissão, conforme pesquisado em peças como delayscapes e on transmission.

Fontenoy
Metamorphose, Fréderic Fontenoy