Introdução ao Isadora

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    marcus bastos
    Keymaster

    3dparticles

    texto Rodrigo: a analogia entre o Isadora e os equipamentos de edição / exibição de vídeo.

    Esta analogia revela um aspecto menos conhecido da história da informática. Os primeiros computadores eram equipamentos eletrônicos que, para serem programados, tinham seus módulos interligados por cabos. Um exemplo citado no livro The art and science of Java, de Eric Roberts, é o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). Trata-se do primeiro computador de grande escala, finalizado em 1946 sob direção de J. Presper Eckert e John Mauchly na More School da Universidade da Pensilvânia (EUA). O ENIAC tinha mais de 18.000 tubos de vácuo e ocupava uma sala de 30 por 50 pés. Segundo Roberts, ”The ENIAC was programmed by plugging wires into a pegboard-like device called a patch panel. By connecting different sockets on the patch panel with wires, the operators could control ENIAC´s behavior”. Softwares com o MAX/MSP, o Reason e o Isadora aproveitam este tipo de procedimento. Eles são programados pela conexão de objetos que, interligados, controlam os comportamentos do software criado. Não são mais conexões físicas, mas versões lógicas baseadas em interfaces intuitivas em que o usuário liga componentes pré-configurados para obter os resultados que deseja.

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