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14 Feb 2018 at 14:33 #7045marcus bastosKeymaster
tomadas aéreas (externas) e câmera a pino (internas)
com o surgimento das câmeras portáteis com controle remoto e dos drones, reduziu bastante a dificuldade e o custo de filmar cenas áreas ou tomadas com a câmera suspensa em alturas menos comuns; os quatro exemplos escolhidos apontam para situações bem distintas, que dão uma ideia da diversidade de abordagens que vai se tornando possível conforme surgem mais câmeras, com custos e perfis diferentes: o uso de cena aérea numa super produção musical, o uso de uma câmera a pino que se beneficia da locação e um videoclipe filmado com Drones (em certo sentido, também uma super produção), e o uso de câmeras de vigilância de um Shopping Center.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=AePRD1Ud3Lw[/embed] [embed]https://www.youtube.com/watch?v=reWOxLvp5sA[/embed] [embed]https://www.youtube.com/watch?v=u1ZB_rGFyeU[/embed] [embed]https://vimeo.com/12638964[/embed] Plano de “estabelecimento” (localização do contexto): zoom “aéreo”. Corte para um plano médio da personagem. Longo plano seqüência leva ao acontecimento principal: a dança nas árvores da floresta. Numa estranha quebra de continuidade espacial, a personagem sai para a direita do quadro e retorna no centro da tela (planos sem encadeamento formal, o tipo de coisa que provavelmente fez Deleuze observar como os musicais fogem ao cânone da narrativa clássica) As cenas depois do tiroteiro, no final de Táxi Driver giro [embed]https://www.youtube.com/watch?v=vXCkYqofuqE[/embed] zoom out (como montagem espacial) [embed]https://www.youtube.com/watch?v=xbGbqRWwC_Q[/embed] O início de Cidadão Kane: a câmera parte do menino que adiante será o personagem principal do filme, num zoom out que leva à sua família e à conversa que vai disparar o primeiro momento da narrativa (a decisão de levar o menino para estudar fora), num plano que explora a janela como elemento que constrói uma narrativa paralela pela espacialização da tela obtida pelo foco “profundo”, que deixa praticamente todos os elementos em quadro visíveis.
Dolly Zoom
Tubarão.
Subjetiva de Chief Brody vendo um menino sendo atacado pelo Tubarão.
Este tipo de relação paradoxal entre a aproximação física da câmera e o afastamento do zoom (ou vice-versa) foi inventado por Hitchcock, e muita gente costuma chamar o recurso de Vertigo Effect.
Câmera na Mão
Cena da Briga na Mesa de Sinuca, em Caminhos Perigosos (Scorcese)
Pan
Cena do Estúdio de Jack Terry, em Um Tiro na Noite, de Brian de Palma
Planos Seqüência
https://www.youtube.com/watch?v=dvQ3iA59w7cOs3m20s de abertura de A Marca da Maldade.
https://vimeo.com/92541091Claude LeLouch, RendezVoushttps://www.youtube.com/watch?v=ZD0_5HFMPIg
Contact (A cena do espelho)
http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=155Câmera Chicote
O começo de Chumbo Grosso. Movimentos laterais tão rápidos que a câmera borra a imagem.
Zoom
A conversação, de Francis Coppola
Wavelenght, de Michael Snow
Incluir cena final de Stefan Zweig: Farewell to Europe (plano organizado pelo espelho, que se movimento até refletir o contraplano e depois divide a cena em dois)
Steadycam
Kill Bill
http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=55360º
[embed]https://vimeo.com/90312869[/embed]
Thermal Images
Wim Wenders, Land of Plenty[embed]https://vimeo.com/42144890https://www.youtube.com/watch?v=I3mIxtyE_EI[/embed]
A Camera Drama
[embed]https://vimeo.com/62869207[/embed]
Feedback
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=7UXwhIQsYXYhttps://www.youtube.com/watch?v=H-uwuH_Qix4https://www.youtube.com/watch?v=SIQLhyDIjtI[/embed]
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