O vídeo é montado com cenas que pressupõem um dispositivo inteligente que cai nos mares do Rio de Janeiro e tenta inferir dados sobre a cidade. No início, ele se relaciona com formas, recortes de paisagem, associando elementos de desorganizada aos olhos de quem conhece a paisagem. A desconstrução proposta, de qualquer forma, estimula um olhar outro para o Rio, para além dos clichês de cidade paradisíaca fixados no imaginário coletivo. Em seguida, ele se fixa na região específica da Praça Mauá, e identifica dados a respeito de certos lugares filmados: o Porto Maravilha, a poluição nas águas, a ponte Rio-Niterói, o Museu do Amanhã e outros, que revelam uma região que serve como leitura rápida de questões políticas, econômicas, sociais e ambientais.
The video is produced with scenes that assume an intelligent device that fall on the ocean by Rio de Janeiro and tries to infer data about the city. At the beginning he relates with forms, fragments of landscape, associating elements in a disorganised manner, from the perspective of someone who knows the city. The proposed deconstruction, anyway, stimulates another gaze to Rio, beyond the cities of paradise city fixed in the collective imaginary. Then, it fixes on the specific region of Mauá Square, and identify data about certain filmed places: the Wonder Port, water pollution, the Rio-Niterói bridge, the Museum of Tomorrow and other, that reveal a region that allows a fast reading of political, economical, social and environmental questions.
obra comissionada para o VISUALISMO
curadoria Lucas Bambozzi
conselho curatorial Batman Zavareze, Henrique Roscoe e Patricia Moran
coordenação artística Larissa Alves
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direção e conceito marcus bastos
desenvolvimento do dispositivo de filmagem samanta fluture
programação after effects e max/msp matheus leston
fotografia mateus knelsen, maria kaufman e paloma oliveira
montagem marcus bastos e maria kaufman