práticas de multimídia e intermídia

voltar

Atelier voltado para o desenvolvimento de trabalhos de projeção em formatos como videoinstalação, performance audiovisual ou videomapeamento. Como forma de fugir aos regimes de exibição, serão explorados recursos em que o uso de câmeras, sensores ou interfaces estabelecem situações em que a participação do espectador influencia nos processos resultantes. A disciplina vai partir de uma discussão de elementos de sintaxe recorrente em obras deste tipo, debate crítico sobre a obra de artistas reconhecidos ou emergentes, desenvolvimento de tutoriais e instrumentalização técnica e criação de exercícios em laboratório. Passado o momento de compartilhamento de repertórios, sintaxes e técnicas, os alunos vão desenvolver obras individuais ou coletivas, a partir de temas contemporâneos de sua escolha. Nesta etapa, serão feitas discussões pontuais de textos teóricos, obras de literatura, filmes ou mesmo notícias, com objetivo de adensar os temas escolhidos (conforme lista de sugestões abaixo, mas sujeito a ajustes em função do interesse da turma).

11.02 Apresentação: pensamentos sobre o sentido do atelier na contemporaneidade
“O que é o contemporâneo?”, de Giorgio Agamben
18.02 Programação voltada a objetos e os conceito de input, processamento e output.
“Objects of Our Affection: How Object Orientation Made Computer as a Medium”, de Casey Alt
25.02 Isadora, CODECs e Organização das Mídias Fonte.
input(MOV) modificador(FILTROS) output(PROJETOR) link
_ loop link
input(MOV) {parâmetro} output(PROJETOR) link

03.03 O uso de imagens no Isadora.
_ automatização e aleatoriedade
input(MOV) geometria(OBJETO) output(PROJETOR) {geradores de pulso} input (MOV) output (PROJETOR)
_ máscaras
input(MOV) alpha(MÁSCARA) output(PROJETOR)
input(MOV) {geradores de pulso} alpha(MÁSCARA) output(PROJETOR)
link

10.03 Fluxos Avançados
Isadora
17.03 O uso de som no Isadora.
input(WAV) modificador(FILTROS) output(SOUND PLAYER)
31.03 Interfaces físicas e virtuais.
programando interfaces virtuais e usando controladores MIDI
31.03 Fluxos de Dado e Atores Customizados.
organização de informações e ajustes de lógica em arquivos complexos
07.04 Criação e Execução de Projetos Multimídia.
após apresentação do conteúdo, os alunos devem se organizar para discutir proposta individuais ou coletivas de trabalho final
14.04 Que horas são?
discussão de problemas contemporâneos possíveis de serem abordados nos trabalhos finais
28.04 Desenvolvimento e apresentação de conceito
os grupos trabalham até a hora do intervalo, para apresentar suas propostas de trabalho final
05.05 Criando Elementos
desenvolvimento de imagens e sons que serão usados no trabalho final
12.05 Editando Elementos
finalização do material audiovisual que vai compor o trabalho final
19.05 Programando Elementos
desenvolvimento dos componentes automáticos, aleatórios e/ou interativos necessários no trabalho final
02.06 Finalização e Teste
ajustes finais, teste e criação de relatório de erros / problemas encontrados no projeto
09.06 Correções / Debugging
solução dos problemas e erros listados no relatório
16.06 Montagem / Apresentação

 

Algumas coisas que podem ajudar no Motion Tracking

Simple Colour Tracking in Isadora