live cinema: histórias e práticas

O curso ministrado por Marcus Bastos como parte do programa Sapiências, do SESC Consolação, oferece aos participantes uma experiência de formação de repertório e contato inicial com os recursos técnicos e expressivos das linguagens audiovisuais ao vivo —>

12.08 audiovisual ao vivo: diálogos com o cinema experimental, a visual music, o videoclipe, a videoarte e a performance

loops

“A rose is a rose is a rose” Gertrude Stein

“No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei deste acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho

Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra”
(Drummond)

“Through subtle variations and repetitive loops, Stein’s plays, ‘similar to the later minimal music’, seem to make no progress and yet undergo subtle change” (Rebentisch, Aesthetics of Installation Art, p. 153-4).

cut ups (william burroughs)

cidade de deus remix (addictive tv)
http://www.addictive.tv/videos

máscaras

https://www.youtube.com/watch?v=Ar99AfOJ2o8

optical poem (oskar fischinger)

from brown to green (scott pagano / neither-field)

sinestesia

permutations (john withney)

lumière (robert henke)

estroboscópicos

tony conrad (the flicker)

https://www.youtube.com/watch?v=ZJbqnztjkbs

luis duva (grotesco sublime mix)

http://www.liveimages.com.br/www.liveimages.com.br/GSMIX_OK_instal.html

remix, mashup

histoire/s du cinema (godard)

https://vimeo.com/42150241

the mashin’ of christ (negatvland)

https://vimeo.com/42150241

generativos

dots (norman mclaren)

processes (casey reas)

“matéricos”

liquid loops (joshua light show)

água (vic von poser)

_ espacializados

vortex (jordan belson)

vortexAcadProj

inject (herman kolgen)

injectrennes2010278kkweb_0

14.08
conceitos básicos do audiovisual ao vivo

_ introdução ao isadora
input(MOV) modificador(FILTROS) output(PROJETOR)

_ loop

_ máscaras
input(MOV) alpha(MÁSCARA) output(PROJETOR)
input(MOV) {geradores de pulso} alpha(MÁSCARA) output(PROJETOR)

_ estroboscópicos: edição automática por meio de geradores de pulso
input(MOV) geometria(OBJETO) output(PROJETOR) {geradores de pulso} input (MOV) output (PROJETOR)

19.08 mergulhando no isadora

Isadora

21.08 composição audiovisual

_ criando elementos
os participantes vão receber um pequeno acervo de vídeos e sons (sugere-se também que levem material próprio) para roteirizar uma experência curta de live cinema

_ editando elementos
usando o mpeg streamclip, os participantes serão orientados na edição de loops e
cenas conforme o roteiro criado (sugere-se que eles continuem o trabalho durante a semana)

26.08 composição audiovisual

_ “programando” elementos
usando o isadora, os participantes serão orientados no desenvolvimento de cenas e recursos de edição ao vivo de suas composições, conforme o roteiro criado (sugere-se que eles continuem o trabalho durante a semana)

28.08 finalização da oficina

depois de criados os elementos audiovisuais e as cenas no Isadora, os alunos serão orientandos no processo de finalização da peça, seguida de apresentações dos resultados na sala de aula

………………

Graham Thorne | VJ Skulpture