O Grupo de Estudos MUNDO EM REDE da PUC-SP receberá para palestra dia 23.04 o escritor Paolo Gerbaudo e a arquiteta e ativista Natacha Rena, 19h30, na sala 20 do Campus Consolação.
O tema será Multitude e Revolução Global: a emergência de novas formas de protesto
Paolo Gerbaudo, autor do livro Tweets and The Streets, vai apresentar os temas chave e conclusões de sua publicação. No texto, ele analisa a cultura dos novos movimentos de protesto do século 21. Da Primavera Árabe aos “indignados” na Espanha e o movimento Occupy, Gerbaudo examina as relações entre a ascensão das mídias sociais e a emergência de novas formas de protesto. Ele vai mostrar que o uso feitos pelos ativistas do Twitter e do Facebook não se encaixa na imagem do ciberespaço destacado da realidade física, mas que as mídias sociais são usadas como parte de um projeto de reapropriação do espaço público, que envolve a montagem de diferentes grupos ao redor de lugares “ocupados” com a Praça Tahir, no Cairo ou o Parque Zuccotti, em Nova Iorque. O livro Tweets and the Streets mostra tanto as possibilidades criativas quanto os riscos de evanescência política que as novas mídias trazem para as experiências contemporâneas de protesto.
Natacha Rena, colaboradora do Workshop Mapeando o Comum, vai propor uma arqueologia do conceito de Multidão, a partir de autores como Negri, Foucault e Hardt. Partindo de um contraponto histórico entre os formatos de massa e multidão, ela vai mostrar como os agrupamentos coletivos perdem a homogeneidade típica das formas mais antigas de aglomeração, passando contemporaneamente a funcionar de maneira menos hierárquica e sem líderes. Rena também vai relatar o andamento do Workshop Mapeando o Comum em São Paulo, realizado esta semana no SESC Pompéia com objetivo de identificar iniciativas entre o comum urbano e as manifestações contemporâneas interconectadas, traçando um mapa coletivo de São Paulo.
…………………………………………………………………………………………………..
Paolo Gerbaudo é um pesquisador interessado em novas mídias e cultura contemporânea no âmbito do atavismo global. Ele ensina Cultura Digital e Sociedade no King’s College London e trabalhou anteriormente na American University in Cairo.
Natacha Rena, é arquiteta, urbanista e designer, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Professora do Curso de Arquitetura da EAUFMG e líder do Grupo de Pesquisa INDISCIPLINAR (CNPQ_UFMG).